Serviços de Engenharia Clínica

Serviços de Engenharia Clínica

A Engenharia Clínica faz a gestão dos equipamentos médico-hospitalar dentro da instituição de saúde, responsável por contratos de serviços, calibração e segurança elétrica, treinamentos para enfermeiros e médicos e manutenção dos equipamentos médico-hospitalar.

engenharia-clinica É através do serviço de Engenharia Clínica que ocorre a estratégia de gestão da vida útil da tecnologia incorporada, maximizando a produção da equipe de assistência com segurança através do ideal da promoção de um departamento ou setor interno ao EAS, composto por profissionais qualificados, que sejam capazes de realizar rotinas de manutenções preventivas e corretivas ou de verificações ou calibrações com maior agilidade e proximidade do setor assistencial demandante, com confiabilidade e orientação didática, haja vista que grande parte da demanda de serviços técnicos possui soluções simples ligadas ao ambiente ou à forma de uso.

Com a contratação de uma empresa de Engenharia Clínica a unidade de saúde evita enviar equipamentos para empresas terceira, diminuindo custos.

Em casos nos quais a solução é mais complexa e escapa à estrutura ou expertise do setor interno da empresa de engenharia clínica, a equipe interna age delegando e supervisionando a atividade contratada prestada por empresas de assistência técnica ou pelo fornecedor/fabricante do equipamento. De fato, é a equipe técnica de engenharia clínica do EAS que verifica em campo se a empresa contratada está agindo conforme os termos contratuais ou conforme o orçamento, com ética e segurança, fazendo a avaliação periódica da qualidade na prestação dos serviços pós-venda e, desta forma, gerando informações que podem influenciar novas aquisições de tecnologia.

Neste contexto, o profissional de engenharia clínica se posiciona de tal forma que pode vir a apontar falhas de segurança percebidas em projetos de tecnologias junto aos órgãos competentes e fabricantes, bem como apontar relação de dependência desleal de peças e outros abusos, e por isso a importância da imparcialidade do profissional e de seu compromisso com os valores do EAS para o qual trabalha. De fato, é reconhecida a engenharia clínica como importante componente na gestão de risco hospitalar, agindo nas causas-raízes dos eventos adversos e promovendo a sua mitigação e prevenção.

Manutenção Preventiva

Manutenção periódica indicada pelos fabricantes para evitar que o equipamento apresente erros ou se quebre. Para isso é feito um cronograma anual onde o equipamento passa por substituição de peças e prolonga a vida útil do equipamento.

Manutenção Corretiva

Manutenção corretiva serve para sanar as falhas e defeitos nos equipamentos, ou seja, quando muitas vezes o equipamento já está em condições inoperante.

Atualização de Equipamentos

Consultoria para novas tecnologias. Mantenha seu parque de equipamentos atualizados, entre em contato.

Locação de Equipamentos

Monitor Multiparâmetro, Eletrocardiógrafo, Aspirador Cirúrgico, Foco Cirúrgico, entre em contato.
Fale conosco
(11) 95577-7410
× Atendimento WhatsApp